Translate this Page

Rating: 3.8/5 (11 votos)




Total de visitas: 922

peixes

peixes

Cuidar do seu peixe



                               cuide bem do seu peixe


Transporte para casa

O primeiro passo no tratamento dos seus peixes é o transporte da loja para casa. O modo mais eficaz de o fazer é colocar os peixes dentro de um saco plástico com água. Deve-se oxigenar um pouco a água soprando com uma palhinha para dentro de água. Tente fazer com que a viagem seja o mais rápida e tranquila possível.

Colocar os peixes no aquário

A mudança da loja para o seu aquário é uma alteração demasiado radical para os peixes. Deste modo, e para facilitar a adaptação deve efectuar esta transição de uma forma gradual. Coloque o saco dentro do aquário (preso à superfície) e deite lentamente água do aquário para dentro do saco. Ao efectuar esta tarefa com bastante calma e paciência vai facilitar a habituação dos peixes à nova casa não provocando nenhum choque ambiental.

manutençao do aquario

Os cuidados básicos a ter com os peixes concentram-se basicamente na manutenção do aquário. Um aquário sem impurezas, com níveis de qualidade de água elevados, com a iluminação e a temperatura indicadas são factores determinantes para que os seus peixes sejam saudáveis e perdurem mais tempo no habitat que criou para eles. 

Na manutenção do seu aquário terá que levar a cabo várias tarefas. Diariamente deve verificar a temperatura da água, inspeccionar o filtro e claro está, alimentar os peixes. Semanalmente deve remover e substituir plantas mortas, mudar parcialmente a água (se o seu aquário não for muito povoado basta mudar quinzenalmente) e testar a qualidade da mesma (ph e nitritos). O ph diz respeito à acidez da água e os nitritos são provenientes da decomposição dos excrementos dos peixes. Acima de 0.3 mg/l de nitritos a água do aquário deve ser parcialmente mudada.

Verifique regularmente o funcionamento das lâmpadas. Para além do factor estético, a iluminação influencia decisivamente os crescimento das plantas e consequentemente o seu desempenho na produção de oxigénio e purificação da água do aquário. Utilize apenas lâmpadas fluorescentes pois são bastante equilibradas na relação calor/luz.

Ao longo do tempo vão se acumulando algas nos vidros do aquário. Embora seja um pouco inestético é sinal de que a qualidade da água é boa. Para as retirar utilize um raspador próprio à vendas nas lojas de animais de estimação, ou então introduza no aquário peixes comedores de algas.

Acidentes

Sempre que efectuar acções de manutenção no seu aquário tenha sempre em atenção que todos os equipamentos eléctricos se encontram desligados. Uma vez que o contacto com a água é permanente, alguma avaria ou disfunção pode provocar perigosas descargas eléctricas no aquário. Será também aconselhável que verifique se o seu seguro de casa (ou de responsabilidade para terceiros) abrange potenciais inundações provocadas pelo aquário. Por último, verifique sempre que o aquário está assente uma base capaz de sustentar o peso do aquário. Quando cheio de água um aquário torna-se bastante pesado!